Agendamento no INSS

O Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) reúne serviços importantes aos cidadãos. Devido ao alto volume de procura por atendimento nas cidades brasileiras, é necessário realizar prévio agendamento no INSS. Ele ajuda as agências ao redor do país a planejarem suas rotinas de acordo com a força de trabalho e demanda.

O agendamento é necessário para qualquer serviço buscado. Por isso, se a intenção é buscar uma unidade do INSS para solucionar dúvidas, dar entrada em benefícios, perícias médicas, requerimento de aposentadoria e emissão de documentos, por exemplo, é necessário marcar dia e horário nos sistemas disponíveis por telefone ou internet.

Apesar de obrigatório, o procedimento é simples. Isso porque o INSS disponibiliza uma central de atendimento exclusiva por telefone. Também um sistema online de fácil acesso. Alguns serviços, entretanto, devem ser agendados somente por telefone.

agendamento no inss telefone internet

Agendamento no INSS pode ser feito por Telefone ou pela Internet

Como fazer agendamento no INSS pela internet

O agendamento no INSS busca tornar a prestação de serviços da previdência mais cômoda e eficiente, gerando benefícios para o cidadão e para a rede de atendimento. Ele facilita, assim, a vida do indivíduo, que não precisa se deslocar várias vezes até uma agência do INSS. Além disso, em cada agendamento é exibida uma lista de documentos obrigatórios para o atendimento, evitando que a ausência ou esquecimento de algum deles prejudique o atendimento.

A Previdência Social disponibiliza um site para agendamento online no INSS. O sistema pode ser acessado no link https://www.inss.gov.br/servicos-do-inss/agendamento/ por meio do botão “Agendar” amarelo exibido na tela.

Ao clicar no botão, são solicitados nome completo, CPF e data de nascimento do cidadão. Uma solicitação de “não sou um robô” também é solicitada. Basta clicar na caixa de confirmação. Em seguida, é necessário clicar no botão “continuar sem fazer login”. Também é possível se cadastrar e acessar o agendamento com login pessoal.

No canto direito inferir da tela um botão “novo requerimento” aparecerá. Ao clicar nele, aparecerá, então, uma lista de serviços.

agendamento no site do meu inss

Na lista, é possível optar por serviços como aposentadoria, atualização de cadastro, benefícios assistenciais, pensões e auxílio-reclusão. Ao clicar na opção desejada, portanto, basta prosseguir com as informações solicitadas e concluir o agendamento.

Alguns serviços, como requerimento de salário maternidade e aposentadoria por idade podem ser feitos direto no sistema Meu INSS. Basta estar logado com CPF e senha pessoal. Por isso, não é preciso agendar atendimento ou ir até uma agência, tornando o atendimento online ainda mais completo.

Como fazer agendamento no INSS pelo telefone

Qualquer cidadão pode entrar em contato com a central de atendimento pelo número 135. Ela funciona de segunda à sábado das 7h às 22h. Todos os serviços disponíveis online também podem ser agendados pelo telefone. Também é importante ter CPF e data de nascimento em mãos.

O que não se deve esquecer após agendamento

  • Primeiramente, observar os documentos solicitados no momento do agendamento, como identidade, CPF, certidão de nascimento e outros relacionados a cada tipo de requisição;
  • Chegar com antecedência no dia marcado, porque é comum haver algum tipo de espera ou atendimento prévio;
  • Monitorar o requerimento por meio do sistema online. Ele permite acompanhar o andamento dos processos e elimina a necessidade de visita a uma agência.

Fazer um comentário sobre o conteúdo: