Aposentadoria por Invalidez

Aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário que pode ser permanente e pode ajudar muitas pessoas que sofreram algum acidente ou algumas doenças nas quais não podem mais exercer suas atividades de trabalho.

Muitas pessoas já sabem que o código do benefício junto ao INSS é o 32, mas poucas pessoas sabem que o benefício pode, sim, ser definitivo.

Tudo vai depender do problema enfrentado pela pessoa.

Por isso compartilhe esse artigo com o máximo de pessoas que puder para que, assim, possa ajudar todos a terem acesso aos seus direitos de maneira efetiva.

aposentadoria por invalidez 32 e definitiva permanente

Aposentadoria por Invalidez 32: É Definitiva e Permanente?

Aposentadoria por Invalidez 32: É Definitiva?

Essa pergunta é bem comum. E sim, ela é definitiva enquanto a invalidez persistir e isso impedir que a pessoa possa trabalhar normalmente.

Mas ela pode ser cancelada se, em uma perícia do INSS, for constatado que a pessoa já não possui mais a invalidez. Aposentados por Invalidez precisam fazer a perícia médica de dois em dois anos para que haja a revisão do caso e para que se comprove a real necessidade de recebimento do benefício.

Quais os Requisitos da Aposentadoria por Invalidez?

Para ter direito ao benefício a pessoa deve:

  • Ter sido declarado permanentemente incapaz de exercer qualquer atividade laborativa pela perícia do INSS
  • Não possa ser reabilitado em outra profissão
  • A pessoa deve requerer, inicialmente, o auxílio-doença e, após isso, será indicada a Aposentadoria por Invalidez se for constatado a incapacidade permanente para o trabalho

Os resultados podem ser acompanhados no site do DataPrev através do seguinte link:

www2.dataprev.gov.br/sabiweb/relatorio/imprimirCRER.view?acao=imprimir_CRER

Quais os problemas podem gerar a invalidez permanente?

Existem várias coisas que podem levar a receber o benefício do INSS, como problemas:

  • físicos
  • mentais
  • psicológicos
  • intelectuais
  • sensoriais

Que podem ser causados por vários fatores como acidentes, exposição a componentes químicos, doenças, problemas psicológicos e muitos outros fatores.

Informações adicionais importantes

A complexidade que existe no INSS faz com que muitas pessoas não tenham acesso à informação correta, mais abaixo poderá ver mais algumas informações importantes sobre a Aposentadoria por Invalidez:

  • Doença anterior à filiação à Previdência: se a pessoa possuir a doença ou lesão antes da afiliação à Previdência Social, então, a pessoa não terá direito ao benefício a não ser que a incapacidade for por causa do agravamento da enfermidade.
  • Adicional de 25%: se o aposentado necessitar da assistência permanente de terceiros, poderá receber um acréscimo de 25% no seu benefício, inclusive no décimo terceiro salário. É preciso fazer a solicitação na Agência do INSS e passar por uma nova perícia médica. Em caso de morte do beneficiário, o acréscimo não será incorporado à pensão paga aos dependentes.
  • Fim do benefício: Existem três motivos que podem levar ao fim do benefício: na recuperação da capacidade de trabalho, na volta ao trabalho ou no óbito da pessoa sem deixar dependentes.
  • Revisão periódica do benefício: os beneficiários são obrigados a fazer a perícia de dois em dois anos. Pessoas com mais de 60 anos ou maiores de 55 anos com mais de 15 anos de benefício estão isentos dessa obrigação.
  • Solicitação de acompanhante em perícia médica: a pessoa pode solicitar que um terceiro a acompanhe à perícia médica, no entanto cabe ao perito analisar o caso e negar caso a presença desse terceiro possa interferir no ato pericial. Para requerer a presença de um terceiro, deve-se preencher o formulário no site do INSS e levar a pessoa no dia da realização da perícia.

Onde conseguir mais informações sobre o benefício?

Deixe-nos um comentário com dúvidas sobre o benefício para que possamos responder e ajudar um número maior de pessoas com seus problemas.

Além disso, é possível saber mais informações através da Agência do INSS em sua cidade ou através do telefone 135 que funciona de 7h às 22h(horário de Brasília), de segunda a sábado.

Mas espero que esse artigo sobre a Aposentadoria por Invalidez já tenha esclarecido todas as suas dúvidas e possa servir de orientação para o maior número possível de pessoas.

Fazer um comentário sobre o conteúdo: