Bancos Devem Oferecer Serviços Gratuitos Para Seus Consumidores

Se ao pensar em bancos você só se recorda de pagar faturas e despesas, você certamente não sabe que os bancos devem oferecer serviços gratuitos para seus consumidores.

Quem tem uma conta bancária aberta nos grandes bancos que dominam o mercado nacional já está acostumado ao pagamento de taxas mensais para a manutenção da conta.

No entanto, a grande maioria das pessoas sequer imagina que essas empresas são obrigadas a oferecem alguns serviços gratuitos.

consumidores possuem direito a servicos gratuitos em bancos

Consumidores possuem direito a alguns serviços gratuitos nos bancos em território nacional

Regulamentação Pelo Banco Central

O banco central estabelece que os bancos devem oferecer aos seus clientes esses 6 serviços de forma totalmente gratuita:

  1. O fornecimento de cartão com função de débito e respectiva segunda via devem ser gratuitos, exceto em casos decorrentes de perda, roubo ou dano que impeça o uso.
  2. O banco deverá fornecer dez folhas de cheques por mês, sem cobrança a mais por isso, desde que o correntista tenha os requisitos necessários à utilização de cheques.
  3. É obrigatório que o banco forneça a realização de até quatro saques por mês, em guichês de caixa, inclusive por meio de cheque, ou em terminal de autoatendimento da empresa.
  4. O cliente deverá ter direito a consultas de sua conta via internet sem pagar a mais por isso.
  5. O cliente terá direito a duas transferências de recursos entre contas na própria instituição, por mês.
  6. Compensação de cheques e fornecimento ao cliente pessoa física, até 28 de fevereiro de cada ano, de extrato discriminando, mês a mês, as tarifas cobradas no ano anterior.

Dependendo do uso que você faz da sua conta, esse pacote de serviços grátis poderá já ser o suficiente para que você movimente seu dinheiro e não tenha que contratar nenhum pacote de serviços adicionais.

No entanto, é preciso conversar com o gerente na hora de abrir a sua conta e confirmar tudo que será gratuito e quais os benefícios de você movimentar seu dinheiro através desse banco.

Lembre-se que tudo deve estar corretamente descrito no contrato de abertura de conta para que você evite cobranças indevidas e possa de fato exercer seu direito ao uso gratuito de determinados serviços do banco.

Meu banco não me oferece nenhum serviço gratuito como consumidor

Se você é um dos consumidores que paga taxas mensais e que não percebe esses benefícios serem aplicados às suas necessidades, está na hora de entrar em contato com seu banco e verificar se não seria mais vantajoso para você o cancelamento de pacotes de serviços.

Afinal, todo consumidor que é correntista possui o direito a esses benefícios e deve usufruir deles. E o que infelizmente se percebe é que os consumidores continuam sem ter acesso a esse tipo de informação o que faz com que acabem pagando por serviços que teriam de forma totalmente gratuita.

E caso o seu banco não esteja cumprindo com a obrigação de te oferecer esses serviços, cabe a você entrar em contato com a ouvidoria do banco, sempre anotando o horário do atendimento, o nome do funcionário e o protocolo de atendimento.

Se a situação não for corretamente resolvida e as taxas abusivas forem cobradas, você deverá manter contato com a ouvidoria do Banco Central, de posse de todos os dados que comprovem sua tentativa de manter contato e resolver com o seu banco.

Assim, o Banco Central que é o regulamentador das instituições financeiras do Brasil poderá de fato fazer cumprir todas as obrigações que o banco tem deixado a desejar, e você deverá ser ressarcido das taxas abusivas cobradas.

Reclamar é direito de todo consumidor consciente que atua como um fiscalizador dos serviços aos quais tem acesso, por isso, exerça seu direito sempre que uma empresa for abusiva.

Fazer um comentário sobre o conteúdo: