Estacionamentos são Responsáveis por Objetos Deixados no Interior do Veículo

Você conhece seus direitos como consumidor? Saber as responsabilidades do estacionamento onde você deixa seu carro é essencial para que você evite dores de cabeça. Você sabe se os estacionamentos são responsáveis por objetos deixados no interior do veículo?

Infelizmente a insegurança atingiu até mesmo os estacionamentos privativos, e quando deixamos nossos veículos nesses lugares precisamos ter consciência de como agir caso algo não saia como o previsto.

Se você usa estacionamentos diariamente, esse post irá te esclarecer muitas questões e te ajudar a lutar pelos seus direitos, continue lendo.

estacionamentos sao responsaveis por objetos deixados no interior do veiculo

Estacionamentos são Responsáveis por Objetos Deixados no Interior do Veículo

Responsabilidade Pelo Veículo Estacionado

Já leu em algum estacionamento a famosa frase “não nos responsabilizamos por itens deixados no interior do veículo”? Pois saiba que é obrigação do estabelecimento oferecer segurança para todos os itens deixados no interior do veículo.

O que acontece é que os estabelecimentos comerciais fazem isso como uma manobra para que pessoas desinformadas não procurem seus direitos caso algo de valor deixado no veículo seja furtado dentro do estacionamento.

Entendendo o Seu Direito

A súmula 130 do STJ diz que “A empresa responde, perante o cliente, pela reparação de danos ou furto de veículo ocorridos em seu estacionamento”.

Muitas pessoas pensam que estacionamentos gratuitos não estão incluídos na obrigação de cobrir danos ao seu patrimônio, no entanto, qualquer estabelecimento que oferece local para que o cliente pare o veículo é totalmente responsável pela seguridade desse automóvel.

Ou seja, o veículo precisa estar a salvo da ação de terceiros, independente do pagamento ou não pelo uso desse estacionamento.

Independente do ticket do estacionamento ou até mesmo de placas nas paredes do local avisarem ao consumidor que o estabelecimento não se responsabiliza por itens deixados no interior dos veículos, nenhuma empresa poderá deixar de cumprir seu papel de devolver ao dono do carro os valores referentes aos itens que possam vir a ser furtados.

Podemos alegar isso porque este é um direito previsto no código de defesa do consumidor, e nenhum contrato ou prestação de serviço pode deixar de cumprir as normas do código, que diz:

Art. 14. O fornecedor de serviços responde, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores”.

Fui Furtado, E Agora?

Infelizmente o índice de furtos aos veículos é cada vez maior e por isso, o consumidor deve estar alerta sobre seus direitos e deveres caso ocorra um furto aos itens internos de seu veículo em qualquer tipo de estacionamento.

Primeiramente alertamos para que você evite deixar objetos de alto valor emocional como alianças, e itens que possam chamar a atenção.

Mas caso você tenha sido furtado quando seu veículo estava parado em qualquer estacionamento brasileiro, a primeira medida que você deve tomar é registrar o furto, tanto por fotos em seu aparelho celular, quanto notificando o estabelecimento.

Sabemos que a primeira atitude da empresa é negar-se a indenizar o cliente, e que é você provavelmente ficará nervoso com a situação, mas tente se acalmar e se lembrar do nome do funcionário que te atendeu e de fotografar todas as informações que possam ser úteis para correr atrás dos seus direitos.

Você deverá ter uma noção de que horário o furto aconteceu, por exemplo: entrei no shopping às 11h e saí as 15h quando me deparei com a falta dos itens. Deverá perceber se no local existem câmeras de segurança, e após a negativa do ressarcimento você deverá registrar um boletim de ocorrência na delegacia.

Com o seu boletim em mãos, você deverá recorrer à justiça para que seus direitos sejam garantidos e você tenha o valor referente aos bens furtados reembolsado.

Escolha do Estacionamento

Para evitar todo o constrangimento e chateação que é ter um item furtado do interior de seu veículo, procure escolher estacionamentos que ofereçam mais segurança.

Locais amplos devem ter seguranças capazes de se locomover de forma rápida, bem como câmeras de vigilância e iluminação adequada para que se possa enxergar o que está acontecendo no ambiente independente do horário em que o carro está estacionado, seja dia ou noite.

Observar essas questões poderá evitar que você passe por situações perigosas, como por exemplo chegar ao estacionamento na hora em que uma pessoa está arrombando o seu veículo.

Infelizmente por não termos segurança adequada no nosso país esse tipo de situação é sim possível de acontecer, e sempre que pudermos evitar passar por esses riscos, devemos tomar as medidas possíveis.


Esperamos que nosso artigo te auxilie a resolver qualquer questão que esteja relacionada ao seu direito de ter todos os seus objetos segurados quando você deixar o seu carro em algum lugar.

Afinal, esse tipo de transtorno acaba nos deixando emocionalmente abalados e todos nós sabemos que infelizmente, os estacionamentos agem de má fé para que os clientes não corram atrás dos seus direitos, mas não cometa esse erro!

Fazer um comentário sobre o conteúdo: