Extrato INSS

Todo trabalhador contribui, mensalmente, com a Previdência Social. Isso acontece porque a previdência é um seguro obrigatório cujo intuito é garantir estabilidade mesmo quando o cidadão deixar de trabalhar. Para acompanhar o status desse benefício, é possível consultar o extrato INSS e obter informações precisas sobre tempo de contribuição e histórico.

A boa notícia é que a consulta ao extrato do INSS pode ser feita pela internet, de forma prática e segura. Para isso, o Governo Federal disponibilizou o portal Meu INSS → meu.inss.gov.br, que diminui gastos financeiros e de tempo do trabalhador com idas até unidades físicas do Instituto Nacional de Seguridade Social.

Com o novo serviço, todos os segurados, incluindo aposentados e pensionistas, podem consultar o extrato INSS sem sair de casa. Portanto, é possível acessar histórico de pagamentos, valor do benefício e extrato para imposto de renda. Uma simulação da aplicação da Previdência também pode ser feita por quem ainda não atingiu idade ou tempo mínimo.

consultar extrato inss atraves do portal meu inss online

Consultar o Extrato do INSS Através do Portal Meu INSS

Como consultar o extrato INSS online

O Portal Meu INSS reúne todas as informações relevantes atreladas à Previdência Social. Para acessá-las, é necessário se cadastrar e gerar uma senha de usuário. O cadastro pode ser feito online, seguindo os passos indicados no site. Ou, ainda, em atendimento presencial nas agências Caixa ou Banco do Brasil.

Com a senha em mãos, basta selecionar um dos serviços exibidos no portal e realizar o login utilizando o CPF. O serviço vale, igualmente, para consulta a dados do auxílio doença, salário maternidade e outros.

Como saber quanto já contribuiu ao INSS

Um dos serviços mais acessados do site permite que o trabalhador verifique todas as contribuições realizadas ao INSS por meio dos descontos automáticos em salário. O serviço pode ser acessado no menu ‘Extrato Previdenciário (CNIS)’ e lista todas as contribuições de acordo com as experiências de trabalho registradas. É possível imprimir o extrato INSS obtido.

Como consultar extrato dos benefícios pagos

Aqueles que já usufruem dos benefícios da previdência social podem acessar a consulta aos pagamentos periódicos. Assim, no portal Meu INSS, basta ir ao menu ‘Histórico de Crédito do Beneficiário’ para obter uma relação dos pagamentos recebidos em determinado período.

Como obter o extrato do INSS para Imposto de Renda

Todos os beneficiários do INSS enquadrados, de acordo com a legislação, na declaração do imposto de renda, podem obter um extrato específico. Ele contém informações sobre a natureza dos rendimentos e o valor total do período. Para isso, basta acessar o menu ‘Extrato do Imposto de Renda’.

Como acessar informações da Previdência Social com atendimento físico

Para os cidadãos que preferirem obter atendimento presencial em uma das unidades do INSS espalhadas pelo Brasil, é necessário realizar agendamento prévio. O agendamento é ideal para quem busca solucionar dúvidas ou resolver problemas atrelados ao benefício. Além disso, permite que as agências do INSS se planejem para a demanda de atendimentos em cada unidade. Afinal, o número de beneficiários é alto em todo o país.

No momento do atendimento, os interessados devem levar documento de identificação com foto e CPF. O mesmo vale para procuradores e representantes que devem apresentar documentos próprios além interessado. Também é importante estar atento às documentações extras que possam ser solicitadas previamente pelo INSS.

Fazer um comentário sobre o conteúdo: