Não é Obrigatório Assinar os Combos de TV, Internet e Telefone

Está pensando em trocar seu provedor de internet? Você sabia que não é obrigatório assinar os combos de TV, internet e telefone?

Poucos consumidores sabem que para contratar um provedor de internet não é necessário fechar o pacote com televisão a cabo e telefone.

Afinal, não são todos os consumidores que realmente necessitam de uma linha fixa de telefone, ou que desejam ter um telefone móvel com linha pós-paga. E em tempos de Netflix, poucos são aqueles que ainda se interessam por televisão a cabo.

Justamente por isso, a grande maioria das empresas que prestam esses três serviços tentam forçar o consumidor a assinar um combo, mesmo sem que o cliente tenha real necessidade dos três produtos.

Venda Casada nos Combos de TV, Internet e Telefone

nao e obrigatorio assinar combos tv telefonia fixa internet

Infelizmente, sabemos que a prática mais comum entre as empresas é a tentativa de empurrar aos consumidores os tais combos de televisão, internet e telefone fixo ou pós-pago, sendo que o cliente não é necessariamente obrigado a fechar esses pacotes, muito pelo contrário.

Se o cliente não deseja esses serviços, ele pode sim contratar apenas a internet sem que tenha que fechar os famosos pacotões.

Essa tentativa de venda forçada, condicionando a contratação de internet a contratação de outros serviços, é caracterizada como venda casada, o que fere o Código de Defesa do Consumidor.

Como Agir se a empresa insistir em te vender o Combo?

Se você está em busca da contratação de qualquer serviço e tem seu direito negado, ou condicionado a contratação de um outro serviço oferecido pela empresa e que você não deseja contratar, você deverá recorrer aos órgãos de defesa do consumidor.

Caso você tenha procurado um funcionário da empresa presencialmente, deverá anotar o nome do funcionário, local onde vocês conversaram e horário. Com essas informações em mãos você deve procurar o canal de atendimento da empresa e registrar uma reclamação, tentando contratar o serviço sem a venda casada.

Sempre que manter contato telefônico com a empresa guarde o número de protocolo da ligação que é gravada e pode te servir como prova contra a empresa.

Caso essa reclamação não surta efeito e você não consiga realizar a contratação apenas do serviço que te interessa, é hora de procurar o Procon do seu estado de posse de todas as informações que comprovem a sua tentativa de contratação do serviço.

O Procon irá recorrer ao seu direito de efetuar a contratação apenas do serviço que te interessa, sem que você seja obrigado a pagar a mais por itens que não serão consumidos como o suo de televisão a cabo ou telefone fixo.

Muito embora as empresas digam que estão oferecendo esses combos como uma alternativa para que o cliente pague valores menores, é importante ter atenção aos seus direitos, uma vez que contratar um serviço o qual você não irá utilizar é perda de dinheiro, que irá gerar custos mensais.

O Procon irá intermediar a contratação apenas do serviço que interessa ao cliente, e também irá orientar a empresa sobre a venda casada ser uma prática abusiva. Em casos onde a empresa é recorrente nesse tipo de prática, o órgão costuma fiscalizar e multar a empresa por estar propositalmente lesando seus clientes.

Conclusão

É de extrema importância que os consumidores conheçam seus direitos e passem a buscar os órgãos fiscalizadores para recorrer de práticas abusivas e denunciar empresas, porque somente assim essas empresas serão orientadas e multadas visando que as práticas que lesam os consumidores não sejam adotadas.

O consumidor consciente é a principal forma de mudança para a melhoria das atitudes de empresas que atuam de forma propositadamente errada, por isso, conheça cada vez mais seus direitos e recorra aos órgãos fiscalizadores sempre que você se sentir enganado por uma empresa.

Fazer um comentário sobre o conteúdo: