O que é o Movimento Feminista?

As redes sociais contribuem, diariamente, para evidenciar o movimento feminista que, até poucos anos antes, era pouco discutido. Apesar de as discussões terem ganhado maior foco recentemente, o movimento já se desenvolvia no final do século XIX. Neste período, mulheres da Inglaterra se manifestaram a favor da conquista do direito de votar, o chamado sufrágio, que, até então, era um direito exclusivo dos homens.

No entanto, ainda naquela época, o movimento feminista já ganhava propósitos. Já eram ideais feministas o direito de exercer uma profissão ou ter acesso a instrução técnica. Direitos capazes de permitir a integração da mulher muito além dos trabalhos domésticos.

E o acesso a esses postos de trabalho além do ambiente familiar chegou após a Revolução Industrial, ocorrida na França. Nessa época, as mulheres começaram a ocupar cargos nas fábricas, integrando a mão de obra rotineira. A partir dessa conquista, outras reivindicações surgiram, como o direito ao voto mencionado no início do texto e a necessidade do alcance de uma sociedade com maior igualdade entre os gêneros.

o que e o movimento feminista

O que é o Movimento Feminista?

Entendendo o que é o Movimento Feminista

O movimento feminista integra concepções filosóficas, políticas e sociais na discussão de posições de igualdade entre homens e mulheres.

É um movimento é marcado pela mobilização de mulheres na luta pela igualdade de gênero, ou seja, na luta por conquista de direitos igualitários entre homens e mulheres, como o direito ao voto, educação, propriedade, salários, liberdade sexual, adoção de métodos contraceptivos e outros.

O movimento feminista e o feminismo abriram portas importantes para a participação da mulher na vida em sociedade. Principalmente no que diz respeito à conquista de direitos, respeito ao gênero e liberdade.

Feminismo no dias atuais

Além dos avanços alcançados pelo movimento feminista ao longo dos séculos XIX e XX, ainda há um grande empenho dos grupos — inclusive o fortalecimento dos mesmos com o ambiente digital, com o intuito de concretizar toda a trajetória em busca dos direitos e reafirmar a igualdade entre os gêneros.

Entretanto, apesar do crescimento da discussão sobre o tema e sobre os ideais feministas, muitos ainda enxergam o movimento de forma distorcida, acreditando que o feminismo busca sobrepor as mulheres em relação aos homens.

Acompanhando essa má compreensão do movimento, alguns estereótipos, principalmente físicos, são relacionados às feministas: como excesso peso, falta de higiene e ausência de feminilidade. No entanto, estes são fatores que nada têm a ver com o ideal feminista.

Movimento Feminista Contemporâneo

movimento feminista contemporâneo no brasil

Movimento Feminista Contemporâneo no Brasil e no Mundo

Contrariando a má interpretação do movimento por uma parcela da sociedade, os grupos feministas buscam esclarecer seu propósito e disseminam alguns dos principais ideais relacionados à atuação da mulher na sociedade contemporânea. Alguns desses ideais são:

  • Mulheres não são produtos ou propriedade privada. Não podem ser tratadas como mercadorias ou moedas de troca;
  • Cabe à mulher decidir sobre sua sexualidade, corpo e imagem;
  • Ao ocupar funções iguais, mulheres e homens devem ganhar o mesmo salário;
  • Não deve haver discriminação de gênero associada à mulher ou limitação de sua atuação;
  • Quebra aos estereótipos de beleza propagado pela mídia e pelo imaginário masculino, valorizando as individualidades físicas e de pensamento de cada uma das mulheres.

Indiscutivelmente, o movimento feminista ainda precisa ser melhor compreendido no meio social. Colaborando, assim, para que as dúvidas e percepções extremistas acerca do movimento sejam esclarecidas.

E você, como compreende o movimento feminista? Como enxerga o feminismo no Brasil e no mundo? Deixe sua opinião!

Fazer um comentário sobre o conteúdo: