O que fazer se receber uma conta com o valor errado?

Quem nunca recebeu uma conta com o valor errado? Infelizmente isso é uma prática bastante comum em diversas empresas e muitas vezes o cliente sequer percebe que está pagando a mais. Mas você sabe o que fazer se receber uma conta com o valor errado?

As pessoas geralmente agem de boa fé e sequer se dão conta de que estão pagando valores a mais, seja porque não conferem a notinha no restaurante ou porque colocam suas contas mensais no débito automático e sequer recebem a fatura em casa.

Mas é preciso ter atenção e aprender a lidar com esse tipo de situação para que seus direitos sejam cumpridos e você não seja lesado por nenhuma empresa que esteja agindo de má fé. Confira o que fazer caso você receba qualquer tipo de conta com o valor errado.

Conta no Bar com Valor Errado

conta com valor errado multa indenizacao

Muitos estabelecimentos acabam se equivocando na hora de cobrar o consumidor, podendo incluir na conta o consumo de alimentos ou bebidas que de fato não foram pedidos pelo cliente muito menos consumidos.

Por isso, é sempre importante conferir item por item na notinha e verificar se de fato o valor da nota está de acordo com o valor do cardápio.

Lembre-se que caso você não esteja concordando com o valor cobrado, ou que tenha vindo na conta algum item que você não pediu e não consumiu, é hora de chamar o gerente do local.

O estabelecimento tem por obrigação fornecer a conta no valor certo, comprovando cada item que foi consumido pelo cliente.

Fatura Com Valor Errado

Outra questão muito importante é ficar de olho na conta do cartão de crédito. Confiar na operadora do cartão de crédito e pagar o valor cobrado sem sequer conferir pode te causar alguns prejuízos.

É importante que o consumidor guarde os cupons fiscais dos itens que comprou naquele mês para que possa conferir a fatura e verificar se de fato só está sendo cobrado o que o consumidor comprou.

Caso algum valor seja cobrado sem que você tenha de fato efetuado a compra é preciso entrar em contato com a empresa que te forneceu o cartão de crédito visando esclarecer a situação.

Nesses casos é preciso sempre guardar o protocolo da ligação para que você possa comprovar que entrou em contato com a empresa caso o problema não seja resolvido de forma amigável nos primeiros contatos.

Se a empresa se nega a resolver a questão, é hora de buscar seus direitos no Procon de seu estado, de posse de todos os protocolos de reclamação e também da conta com o valor indevido.

Já Paguei a Fatura Com o Valor Errado, E Agora?

Se você por um acaso pagou alguma fatura que estava cobrando um valor acima do que você de fato deveria pagar, você também deverá manter contato com a empresa, anote o protocolo, nome do funcionário e horário em que você foi atendido.

A empresa deverá te informar que irá averiguar o caso e pedir alguns dias úteis para manter contato visando resolver a questão.

Caso a empresa não mantenha o novo contato, insista e ligue novamente anotando os protocolos, horários e funcionários que te atendem.

Se a empresa não devolver o valor pago a mais, é hora de acionar a justiça para que seu valor seja devolvido e a empresa seja notificada judicialmente sobre a prática indevida.

Assim, essas empresas que não agem de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e estão lesando seus clientes, passam a ser fiscalizadas e multadas em casos recorrentes de cobranças indevidas.


Como consumidor consciente, é preciso estar atento o tempo inteiro para práticas que possam estar sendo adotadas de forma abusiva, lesando os clientes.

Caso uma empresa esteja agindo de má fé, é hora de recorrer aos seus direitos e denunciar, visando se proteger de práticas ilegais adotadas por empresas.

Vale lembrar também, que se uma empresa tem esse tipo de conduta recorrente, o ideal é que você procure uma concorrente que possa te oferecer o mesmo serviço sem agir de maneira a lesar seus direitos.

Fazer um comentário sobre o conteúdo: